Neste mês, diversas matérias publicadas na imprensa destacam o home office devido à pandemia e os seus possíveis reflexos em curto, médio e longo prazo.
Apenas no portal da Exame, através de uma breve pesquisa, o usuário encontra: “Google e Facebook estendem planos de trabalho remoto até o fim do ano”; “Twitter avisa que funcionários podem fazer home office para sempre”; “Empresa tem mais de 200 vagas com home office e salários de até R$ 12 mil”; “XP amplia home office até o fim do ano e estuda trabalho remoto permanente”; “Qual será o destino das torres de escritórios após a pandemia?” e “Vivo tem 130 vagas de emprego com home office e seleção remota”.
Isso tudo pode ser uma mostra de que os modelos de trabalho tradicionais já estão se transformando. Outras opções estão ganhando espaço.
A pandemia da Covid-19 mostrou ao mundo todo as fragilidades da nossa sociedade, da economia à saúde, das famílias às empresas, dos planos pessoais às relações com o trabalho.
Essas relações foram fragilizadas à medida em que os direitos trabalhistas assegurados pela nossa Constituição Federal foram relativizados para o enfrentamento da crise ocasionada pela velocidade de alastramento do vírus. Produzimos um ebook reunindo os principais impactos legais para auxiliar sua empresa a atuar em conformidade com a lei vigente. Baixe o ebook e informe-se!
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Home office é destaque como solução no novo cenário
Por isso destacamos a seguir boas práticas que podem auxiliar a gerir o time em regime de trabalho remoto. A fonte é a Endeavor Brasil, organização especialista no apoio a empreendedores de alto impacto em todo o mundo, presente em mais de 30 países e com escritórios em diversas regiões do Brasil.
Home office devido à pandemia – um novo mindset
Não adianta mudar para o modelo remoto e esperar todos online das 9h às 18h. Defina quais resultados e entregas esperadas para cada função. No modelo remoto, você não poderá controlar horário de trabalho, ou tempo online, mas terá visibilidade pelas entregas e critérios de sucesso definidos com cada um.
Comunique muito, o tempo inteiro. De forma remota, o time vê o dia a dia por fotos. No escritório, presencialmente, era possível ver o filme. A percepção é diferente, por isso a quantidade de fotos que a pessoa remota vê, permite que ela tenha um filme mais completo.
Pontos de controle
Para acompanhar os resultados e entregáveis do time, no modelo remoto, leve em consideração alguns KPIs.
Lagging Indicators: são os indicadores de resultado, especialmente se têm correlação com uma meta final do negócio. Por exemplo, total de vendas, recrutamento, Marketing e Operações.
Leading Indicator: são os indicadores de tendência, relacionados ao que precisa ser feito hoje para chegar a um determinado resultado amanhã. Por exemplo: número de ligações para clientes.
Saúde mental do time
A principal atenção agora é com as pessoas. Tenha disciplina com processos e rituais para sentir a temperatura do time. Acompanhe como eles estão se sentindo nesse período de incerteza, mostre-se disponível e seja fonte de otimismo e segurança.
Tenha um canal – por Slack, e-mail ou Whatsapp – para suporte técnico, psicológico e de informações sobre casos de contaminação na equipe.
Em toda reunião, seja 1:1 ou coletiva, comece fazendo um checkpoint pessoal. Pergunte o que as pessoas fizeram no fim de semana, como estão se adaptando ao trabalho remoto, como está a família e a rotina de casa. Esse quebra-gelo é uma calibragem para os líderes.
O quebra-gelo também pode ser uma música tocada por um minuto para mudar o astral de todos e ajudar na conexão com o momento presente.
Estimule as conversas de café, comuns no modelo presencial, por meio de happy hours virtuais, reuniões de time semanais ou sorteios no Slack para uma pessoa, a cada semana, compartilhar o que tem aprendido sobre um tema específico.
Convide o time a estabelecer horários para começar a trabalhar, almoçar, pausar e, enfim, encerrar o dia. Faça reuniões de videoconferência com a câmera aberta. Faz diferença olhar para o rosto de todos.
Estrutura de trabalho home-office
Considere oferecer uma quantia mensal específica para gastos com internet e luz das pessoas do time.
Dê suporte para a transição de trabalho remoto. Funções mais operacionais e juniores precisam mais de seu apoio do que cargos seniores. Ofereça um suporte financeiro, se necessário, para compra de cadeira ou banda de internet – e ofereça orientações de como seguir a rotina de trabalho.
Deixe aberto o canal para quem precisar de ajuda para configurar esses ambientes. Dessa forma, você lida com necessidades de compra de mesas, cadeiras e computadores avaliando cada caso.
Processos e rituais
Trabalho remoto demanda processos melhores. Das coisas mais triviais às mais complexas, é importante que você tenha processos bem documentados e que você revisite sempre que achar necessário.
Ter as ferramentas necessárias evita que você caia na microgestão. Quem trabalha de casa tem sempre a dúvida: “será que estou fazendo certo?”. Se não há um processo no qual a pessoa expresse o que está fazendo, a insegurança permanece.
Defina os canais de comunicação de acordo com a urgência de cada mensagem – e avise todo o time do protocolo. Mensagens urgentes pedem que você ligue, ou mande um WhatsApp, por exemplo. Já se é algo menos urgente, use o Slack, ferramenta de chat ou e-mail.
Trabalho remoto costuma aumentar a produtividade média. Esse pico de concentração com processos sólidos ajuda a ter mais rastreabilidade para gestão do time.
Mantenha todos os rituais, mesmo que adaptados para o modelo remoto. Agora, mais do que nunca, o time precisa dessa rotina e das interações.
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