O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) lançou no dia 11 o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais: IVAR/FGV. O novo indicador será calculado com base em dados coletados de contratos assinados por inquilinos e locatários de quatro capitais – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, obtidos pelo FGV IBRE junto a empresas administradoras de imóveis.
O objetivo é medir a evolução dos preços e preencher uma lacuna nas estatísticas nacionais nesse nicho.
O índice utiliza valores negociados dos aluguéis em vez de dados de anúncios como base de cálculo. Fazem parte dados como os valores dos contratos novos e dos reajustes de contratos existentes, além das características de cada imóvel.
A metodologia estatística empregada permite a mensuração robusta da variação média dos aluguéis ao longo do tempo, refletindo melhor o cenário – oferta e demanda – do mercado de locação de imóveis residenciais.
O IVAR/FGV terá divulgação mensal e passa a integrar em janeiro de 2022 o calendário fixo de divulgação dos índices, indicadores e sondagens do FGV IBRE.
Fonte: Portal Ibre
Leia também:
Como evitar riscos trabalhistas ao adotar um modelo híbrido de trabalho